lancamento_logo.png

CAI DE BOCA
NO MEU B*C3T@O

O funk como potência do empoderamento feminino

R$ 39,90
livro físico

R$ 24,90
ebook

Tamiris Coutinho

caideboca.png

Funk e empoderamento feminino no mesmo livro? Como assim, se o funk só “objetifica a mulher”? É para romper com esse senso comum que Tamiris Coutinho decidiu enfrentar os estigmas e preconceitos que envolvem o gênero musical e nós decidimos publicar esta obra. Inspirada no hit do funk carioca “Cai de boca”, a autora analisa e demonstra como um dos movimentos culturais mais importantes do Brasil também é um potencializador da liberdade, da autonomia e do empoderamento da mulher. 

Tamiris%20Coutinho%202_edited.jpg

Tamiris Coutinho

Graduada em relações públicas pela UERJ, com formação em música e negócios pela PUC-RIO. É, também, idealizadora da Braba Comunicação e coordenadora de comunicação do Coletivo Funk no Poder.

sinopse

Apaixonada por funk, Tamiris resgata as origens do gênero musical, sua evolução ao longo das décadas e sua importância sob os aspectos social, cultural, musical e mercadológico, principalmente no Rio de Janeiro. Toda essa investigação está focada na inserção e consolidação da mulher dentro do gênero musical. E ela vai além, demonstrando que há cada vez mais mulheres em posição de destaque dentro do funk, ocupando os espaços que lhe cabem por direito, modificando suas vidas individualmente e, consequentemente, alterando as relações estruturais da nossa sociedade – pautada no patriarcado e nas suas expressões machistas.

O livro é baseado no trabalho de conclusão para o curso de relações públicas da UERJ, que recebeu nota máxima pela banca avaliadora e inúmeros elogios de pessoas importantes do movimento funk. O preconceito em relação ao tema é tão grande que a divulgação do trabalho nas redes sociais gerou ataques de ódio dos mais variados tipos contra a autora, o funk, as mulheres e a universidade pública. Agora, você terá a oportunidade de ler o trabalho de Tamiris e tirar as próprias conclusões. Desde já, aperte o play na trilha sonora que ela fez especialmente para o livro e permita-se levar por essa batida tão brasileira e genuína. 

trechos

Cai de boca no meu b*c3t@o: o funk como potência do empoderamento feminino não tem a intenção de “lacrar” e/ou “causar” – tal como algumas pessoas têm dito por aí. Esta obra está fincada em bases científicas e metodológicas sólidas que identificam as gerações do funk feminino e analisam, através das dimensões, objetivos e esferas do empoderamento, em consonância com o trecho de algumas canções, como o funk pode ser potente para disseminar o empoderamento da mulher. A análise demonstra como as músicas evidenciam temas pertinentes para que as mulheres se identifiquem e se reconheçam, para que se empoderem cada vez mais. E não só individualmente, mas, muito mais importante, se fortaleçam e se empoderem como grupo.”

Trecho do prefácio escrito por Juliana Bragança, historiadora, pesquisadora do funk e idealizadora do Coletivo Funk no Poder.

“Esta pesquisa de Tamiris Coutinho atende, com excelência, aos requisitos de um trabalho acadêmico de porte, nos oferecendo uma janela para o mundo do funk, fervilhante nas periferias do Rio de Janeiro, com destaque para as performances e processos de empoderamento feminino nelas em curso. Fica, então, o convite: caia com tudo neste livro e deixe os preconceitos para lá!”
 

Cecília Maria Bacellar Sardenberg,

professora titular de antropologia, NEIM/UFBA

monicabergamo.png

gênero não ficção

formato 13,5 x 20 cm

páginas 160

ISBN (edição física): 978-65-994000-6-3

ISBN (edição digital): 978-65-994000-8-7

lançamento junho de 2021

outros livros da claraboia

ninguem.png
elenaferrante.png
cartas.png