claracast.png
icone_claracast.png
Andrea_ep1.png
Assis_ep2.png
Noemi_ep3.png
cidinha_ep4.png
socorro_ep5.png

Primeira temporada: Sobre a arte da escrita

 

O que caracteriza um bom escritor ou uma boa escritora? 

Nasce-se escritor(a) ou aprende-se a ser?

Quanto de talento e vocação são necessários para a profissão? 

Qual é o espaço da disciplina e da prática neste ofício? 

É possível ensinar a escrever ficção em cursos de escrita criativa?

 

Essas são algumas das questões que nortearam a investigação que Tainã Bispo (@bispo_taina), editora da Claraboia, e Ana Maria Straube (@anastraube), jornalista e roteirista, fizeram na primeira temporada do Claracast.

 

A inquietação surgiu do aumento expressivo da oferta de cursos de escrita criativa durante a pandemia de covid-19. E, a partir dela, nasceu a vontade de entender um processo tão particular, quanto (quase) inexplicável, que é a arte de escrever. 

 

Na primeira temporada do Claracast, Tainã e Ana — amigas que trabalharam por anos no mercado editorial — ouviram escritores e professores de escrita criativa de todo o país. Os sete episódios contam com a participação generosa de Andréa del Fuego, Anita Deak, Assis Brasil, Cidinha da Silva, Jeferson Tenório, Noemi Jaffe e Socorro Acioli. Em conversas informais, eles compartilham impressões, reflexões e dicas valiosas para quem gosta de escrever e para quem é ou deseja se tornar escritor — independentemente do estágio em que se encontra nessa aventura.

 

A direção de som, a edição e a trilha sonora do Claracast são da talentosa Alessa (@alessamusic)

 

"Nosso infinito agradecimento a todes que se dispuseram a estar conosco! As conversas transbordam o afeto e a paixão que temos pela literatura e pelas palavras. Celebramos, na primeira temporada do Claracast, os escritores e as escritoras do Brasil, a literatura e a profissionalização desse ofício que nos ajuda a compreender o mundo. Esperamos que goste!"

Tainã e Ana

 

jeferson_ep6.png
anita_ep7.png