Primeira temporada: Sobre a arte da escrita
O que caracteriza um bom escritor ou uma boa escritora?
Nasce-se escritor(a) ou aprende-se a ser?
Quanto de talento e vocação são necessários para a profissão?
Qual é o espaço da disciplina e da prática neste ofício?
É possível ensinar a escrever ficção em cursos de escrita criativa?
Essas são algumas das questões que nortearam a investigação que Tainã Bispo (@bispo_taina), editora da Claraboia, e Ana Maria Straube (@anastraube), jornalista e roteirista, fizeram na primeira temporada do Claracast.
A inquietação surgiu do aumento expressivo da oferta de cursos de escrita criativa durante a pandemia de covid-19. E, a partir dela, nasceu a vontade de entender um processo tão particular, quanto (quase) inexplicável, que é a arte de escrever.
Na primeira temporada do Claracast, Tainã e Ana — amigas que trabalharam por anos no mercado editorial — ouviram escritores e professores de escrita criativa de todo o país. Os sete episódios contam com a participação generosa de Andréa del Fuego, Anita Deak, Assis Brasil, Cidinha da Silva, Jeferson Tenório, Noemi Jaffe e Socorro Acioli. Em conversas informais, eles compartilham impressões, reflexões e dicas valiosas para quem gosta de escrever e para quem é ou deseja se tornar escritor — independentemente do estágio em que se encontra nessa aventura.
A direção de som, a edição e a trilha sonora do Claracast são da talentosa Alessa (@alessamusic).
"Nosso infinito agradecimento a todes que se dispuseram a estar conosco! As conversas transbordam o afeto e a paixão que temos pela literatura e pelas palavras. Celebramos, na primeira temporada do Claracast, os escritores e as escritoras do Brasil, a literatura e a profissionalização desse ofício que nos ajuda a compreender o mundo. Esperamos que goste!"
Tainã e Ana